Notas Proêmias – Acessibilidade Comunicacional para Produções Culturais

Link : http://edutec.unesp.br/images/stories/redefor2-ee-ei/1ed-ee-ei/Ebook/Notas_Proemias/index_textos.html

”Esse livro tem por objetivo oferecer suporte ao produtor que pretende investir em cultura acessível. Através de uma coletânea de artigos, o livro assume a função de guia para todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no mercado cultural, explicando o passo a passo da aplicação das tecnologias assistivas que permitem ao público com deficiência visual e auditiva frequentar eventos culturais de qualquer natureza.

Com linguagem clara e direta, Notas Proêmias – Acessibilidade Comunicacional para Produções Culturais contextualiza a acessibilidade comunicacional em termos históricos e legais e conceitua as diferentes barreiras atitudinais (posturas e comportamentos que evidenciam hostilidade em relação à pessoa com deficiência). Identificar tais barreiras é, sem sombra de dúvida, o primeiro passo para erradicar esse tipo de conduta.

O livro apresenta as principais tecnologias assistivas utilizadas em espetáculos de teatro e dança e nas mídias digitais, além de oferecer subsídios para o cumprimento dos tantos editais de cultura que hoje exigem que os projetos aprovados cumpram com o quesito “acessibilidade”. Sugere, ainda, que o profissional responsável pela acessibilidade seja integrado à equipe de trabalho, a fim de desenvolver uma estratégia condizente com a proposta da produção, levando em consideração a concepção da obra, a linguagem artística e o orçamento disponível.”

Letícia Schwartz -2013